EXPOSIÇÃO 40 ANOS DE PLAYMOBIL






Começou semana passada (18/10) mais uma grande exposição de dedicada aos 40 anos do Playmobil realizada pelos colecionadores do forum Playbrasilmobil no Museu Histórico Nacional no Rio de Janeiro.
Este blogueiro e tantos outros colecionadores do país todo estarão presentes com parte de seu acervo. em lindos dioramas e outras vitrines contando a história do brinquedo quarentão. Estive lá dias antes da abertura para ajudar na montagem e realmente é uma exposição que promete, tudo num grande espírito coletivo e feito com muita dedicação.

Info abaixo retirado do blog Playvender:
São quase 300 metros quadrados dedicados à história do Playmobil, desde seu nascimento em 1974, na Alemanha, até os dias atuais. Painéis gigantes relatam a evolução do brinquedo ao longo das quatro décadas no Brasil e no mundo. Caixas raras nacionais ocupam as vitrines ao lado das últimas novidades da Europa. Dez dioramas recriam cenários clássicos, como o Velho Oeste e a conquista do espaço sideral, passando pela magia do Circo e o Mar dos Piratas.

O destaque desse ano fica por conta do 4° Salão de PlaymoArte – onde fotógrafos e artistas plásticos de todo o país mostram suas criações tendo como inspiração o sorridente bonequinho. Ali estão obras de Heberth Sobral (artista carioca, assistente do premiado Vik Muniz), Rodrigo Pereira e Lela Vianna Valério (com suas intervenções urbanas) e Louis Vasconcelos (de Fortaleza, autor das ilustrações digitais de Dom Pedro e Dona Leopoldina, abaixo); além dos fotógrafos Juliano Zanotelli (Florianópolis), Otavio Vicentini (Itapira, SP), Fernanda Araújo (Pouso Alegre, MG) e Maria Moysés (Belo Horizonte, reconhecida por seu trabalho “iloveplaymo” no Instagram).


Paralelamente à comemoração dos 40 anos, os colecionadores do PlayBrasilmobil estão participando, a convite do museu, da exposição “Com a palavra, D. Leopoldina, Imperatriz do Brasil”. Baseado numa gravura de Debret, foi montado um diorama que recria o momento do desembarque da arquiduquesa austríaca Dona Leopoldina, esposa de Dom Pedro, no Rio de Janeiro, em 1817. O cenário mescla bonecos originais com figuras customizadas. A Família Real e sua corte, soldados, escravos e o povo do Rio foram recriados em detalhes. Conferindo ainda mais charme ao cenário, o mar sobre o qual está montado o diorama é uma tela de autoria do conceituado marinhista Quental, criada exclusivamente para o evento.

O Museu Histórico Nacional fica na Praça Marechal Âncora, sem número, no Centro do Rio, e abre de terça a domingo. O ingresso custa R$ 8 de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca. Crianças até cinco anos de idade e idosos acima de 65 anos não pagam ingresso, assim como alunos e professores das escolas públicas. Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros entre 60 anos e 65 anos pagam a metade do valor.

Serviço:
Exposição “40 Anos Playmobil – O sorriso mais famoso de todos os tempos”
Local: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Marechal Âncora, sem número (próximo à Praça XV) – Centro – Rio de Janeiro
Data: de 17 de outubro a 23 de novembro de 2014
Horários: de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30. Aos sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h. O museu não abre às segundas.
Ingresso: R$ 8 de terça a sábado. Aos domingos, a entrada é franca.
Meia entrada: Alunos agendados da rede particular de ensino e brasileiros maiores de 60 anos e menores de 65 anos.
Gratuidades: Crianças até cinco anos de idade; alunos e professores das escolas públicas federais, estaduais e municipais; brasileiros maiores de 65 anos; guias de turismo e estudantes de museologia; sócios do ICOM (International Council of Museum); e funcionários do IBRAM e do IPHAN.
Agendamento de excursões: (21) 3299-0360 ou pelo e-mail mhn.educacao@museus.gov.br
Colaborações para o evento: http://bit.ly/playnomuseu

Comentários

  1. Ótima reportagem, Luciano... rs!

    Legal sua participação por lá, visite-nos mais vezes!

    abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cal, eu tirei do seu blog as infos porque pensei que era um release, mas ja te creditei. pena não ter te encontrado, mas vou tentar ir no final da expo.

      Excluir
  2. Grande Luciano,

    uma pena não poder estar na inauguração da Exposição. Teria sido um grande prazer rever o amigo mas, não faltará oportunidade.

    Quem sabe até o final da Expo nos encontramos?!..

    Forte abraço, Marcius Victor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim, pensei que vc ia estar la na sexta quando fui. mas devo ir no final
      abs

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

PLAYMOBIL ESTRELA ROBÔ

PLAYMOBIL TROL POLICIAIS - SUPERSET

PLAYMOBIL TROL FORT UNION